sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Cabelos: o tabu da quimioterapia

Decidi começar por esse assunto que, como muitos vão concordar, é o grande "vilão" da quimioterapia, para aqueles que NÃO a fazem. Digo isso porque é só mesmo quem faz pra entender o quão pequena se torna a importância de ter ou não cabelos quando você sente o que se sente fazendo esse tipo de tratamento, tão invasivo.

Pra ser bem sincera, eu não consigo descrever as sensações. Na verdade, em cada período, em cada sessão, são efeitos colaterais novos e diferentes. Depende muito também do seu estado emocional, pelo que percebo. Mas só pra tentar traduzir isso, tem horas que realmente você prefere morrer do que ficar sentindo aquelas coisas. Sem exagero, sem sensacionalismo! A única vontade que se tem é que os segundos, os minutos, as horas, os dias passem o mais rápido possível, até que os efeitos diminuam. E aí vai dando aquele alívio, aquela vontade de comer, sentir o gosto da comida, sem ter ânsia, sem ter que vê-la saindo de volta vaso sanitário abaixo. É triste, mas é real.

Infelizmente esse ainda é um dos mais eficientes métodos de cura ou de controle da doença, então o que nos resta é aceitá-lo. Mas acho que se um dia ele fosse definitivamente substiuído ou se, pelo menos, não causasse tanto pavor, a torcida dos pacientes com câncer agradeceria, e muito. Tenho absoluta certeza disso!

O lado bom é que tudo acaba e, na grande maioria das vezes, vale a pena ter passado por tudo aquilo, já que se você não arrancar essas forças de algum lugar, aí sim é que a coisa complica. E esse "lugar" para arrancar tanta paciência e força é exatamente os amigos, a família... (lembrando que os que fazem jus a essas classificações 'amigo', 'família' são poucos). Mesmo que a família seja enorme, FAMÍLIA de verdade você percebe quem são nesse momento; mesmo que os amigos do facebook sejam mais de 1000, os que te consolam e te impulsionam para o próximo dia de quimioterapia não passam de 10, com muita sorte.

Eu não posso reclamar de apoio, afinal o próprio blog demonstra que por falta de encorajamento é que eu não vou desistir. Onde quero chegar é que, por razões compreensíveis, as pessoas naturalmente se isolam quando estão em tratamento ou quando descobrem o câncer. O meu conselho é que, pelo contrário, elas busquem as outras pessoas. Claro, você sempre vai encontrar resistências, mas vai conhecer o lado mais magnífico do ser humano, o lado da humanidade, da solidariedade e da sinceridade... com certeza vai ver nas palavras e nos sorrisos de admiração das pessoas um dos mais belos prazeres da vida. E o que é viver senão isso?

Bem, mas o assunto aqui era cabelos, né? Justo! Me perguntam: - Você sente falta dos cabelos? - É CLARO que sim. Mas ainda que, às vezes, façam falta pra mim, sei que se um dia fizerem falta pra alguém à minha volta é porque esse alguém não tem o mínimo de sensibilidade e não merece a minha amizade ou seja lá o que for. Cabelos não mudam o que você é. E, tem mais, eles crescem. Sempre dá pra ficar com um visual diferente e fazer piada com isso (mesmo quando os amigos te chamam de Joãozinha hehe). Mas a certeza é que cabelo não demonstra vaidade ou feminilidade. O que importa é, sim, a saúde e o prazer de viver bons momentos, seja de lenço, peruca, cabelo curto, comprido ou careca.

12 comentários:

  1. Esse blog me emocionou, você escreve muito bem e sua história é linda, merece um livro. Um livro de vitória, porque com seu otimismo você vai vencer tudo isso, e logo. E sim! Você fica bem com cabelo, longo, curto, careca...privilégio de poucos. =D

    ResponderExcluir
  2. Esse tempo todo sem escrever ou falar abertamente te deu muita inspiração, está escrevendo abertamente e de forma muita clara para qualquer compreender, nem que seja um pouco, o que tu passaste. Beijão guria!!

    ResponderExcluir
  3. Lindo...e vc é linda....mesmo não sendo "amigas", desde quando estudávamos no Premem admirava sua beleza e inteligência....e agora, mais que sua beleza e inteligência, admiro mais ainda sua força e valentia! (: E de verdade mesmo, vc pode contar comigo sim! Vc é uma das poucas pessoas que conheço que conseguem fazer diferença efetiva nesse mundo e no jeito da gente ver a vida! (: Deus lhe abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Lição de vida.
    Vc é demais, Suellen!

    ResponderExcluir
  5. Só tenho a agradecer todos os comentários. Podem acreditar, eles são fundamentalmente importantes pra eu me manter de cabeça erguida. =)

    ResponderExcluir
  6. Eu, que conheci só a última versão, sempre achei o o máximo :-D. Portanto, nunca te vi pelos seus cabelos e sim pela sua força e coragem. Quem ainda te enxerga por eles não sabe nem reconhece sua verdadeira luta. Você é um exemplo de garra Suellen.
    A.W.AA.

    ResponderExcluir
  7. Su, você é uma pessoa linda! Que legal, teu blog tá bombando ;D

    ResponderExcluir
  8. É isso aí! Cabelos crescem! Você é uma pessoa iluminada, Su, me ensina sempre (mesmo tão longe e com parco contato). Sua força me inspira. Beijo e tudo de bom nesse blog, que é ótimo!

    ResponderExcluir
  9. lembrei q uma vez te acompanhei, e ao invés de estar triste, vc ria sem parar. Não há cabelo no mundo que faça diferença na sua vida fi. Vc é guerreira, sempre e sempre! te admiro demais. =)

    ResponderExcluir
  10. Ah, e eu não conheço ninguém que fique melhor em tantas versões! ;) Afinal, o que te deixa sempre mais linda é esse sorrisão sempre presente no seu rosto! Beijo, linda! ;)

    ResponderExcluir
  11. Oi menina,

    Estou aqui a ler seu blog e me encantar contigo. Você não só é forte, como nos passa uma força imensa! Você brilha, garota!

    Sua fã desde já,

    ResponderExcluir
  12. Ah, o "linda em tantas versões" colocado pela Paula é absolutamente verdadeiro. Linda com cabelo, sem cabelo, enfim: você certamente é muito mais do que cabelos ou a ausência deles!

    ResponderExcluir