segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O que eu penso sobre a morte?

Morte: um assuntinho sobre o qual ninguém gosta de falar (e que, muito provavelmente, tenha causado um certo estranhamento a quem leu o título acima). Mas, pera aí. Todo mundo morre, confere? Eu, como todo mundo, não sou imortal. A diferença é que, convivendo com a sombra e com o peso de uma doença que, para muitos, é sentença de morte, acabo descobrindo o verdadeiro significado da vida. Clichê, né? Pois é, toda essa coisa de "Aproveite a vida como se fosse o último dia", "Viva um dia de cada vez", "Dê valor às coisas simples" e outros blábláblás fazem todo sentido, no fim das contas. Afinal, hoje eu estou viva e, nesse mesmo hoje, muitos morreram de acidente de trânsito, de infarte, vítimas da violência urbana, ou com uma picada de cobra. E muitas dessas pessoas, que não tinham câncer, não souberam aproveitar a vida, não puderam dizer "Eu te amo" a quem elas amaram, não puderam dizer "Desaprovo" a muitas coisas que elas não gostaram, não puderam se despedir, enfim. Não que minha vida seja uma constante despedida, pelo contrário, acho que se eu viver 30, 40, 90 ou 105, vão ser anos muito bem vividos. Terei feito tudo o que me deu na telha, sem pensar no futuro. Porque a vida é aqui, agora, já. Imortal é essa essência, imortal é a lembrança que você deixa aos que conviveram com você, imortal é a diferença que você pode fazer neste mundo. Mas você, você não é imortal, tendo ou não câncer! Ah, tem mais, quando eu morrer não quero velório. Não quero ninguém chorando a minha morte. Mas convido todos, sim, a  celebrarem a vida... Tim-tim?

14 comentários:

  1. Como se dizia na antiga novela "Renascer", "vâmo bebê o defunto" rs

    ResponderExcluir
  2. Segundo a Bíblia Sagrada, nós somos eternos, a vida já começou para nós, a morte, portanto, é só uma mudança de lugar. Quem souber viver bem aqui, reconhecendo o Senhorio de Cristo, viverá não mais 40, 50 ou 100 anos, mas eternamente uma vida plena, de alegria, de satisfação e paz abundante. Já pensaram nisso???? Jesus Cristo ainda diz que neste mundo, nós teríamos aflições, sim, mas que era pra termos bom ânimo, pois como Ele venceu, nós também venceremos e alcançaremos o nosso lar, lindo lar eterno, onde não mais haverá choro, mas só ALEGRIIIIIIA. Portanto, vamos, sim, desde já, brindar à VIDAAAA!!! Bjo a todos.

    ResponderExcluir
  3. Olá Suellen. Sou amiga da sua mãe e te conheço desde menina, tempos de faculdade... rsrsr, bons tempos. Hoje é tempo de brindar a vida, amanhã também... a vida é eterna, assim como sua beleza e felicidade. Um beijo carinhoso e tim-tim!!!

    ResponderExcluir
  4. Tim-tim!!!! conheci o seu blog pelo twitter e gostei da sua história de luta pela vida e para a vida. O melhor momento é agora!!!

    Bjos
    Maristela do http://leiturasaoventomaringa.blogspot.com/
    Ah! gosta de ler??? Quais os últimos três livros que voce leu????

    ResponderExcluir
  5. Haeuhuaihaeuiaeia.
    Oi, Maristela. Meus últimos livros não configuram como leitura agradável para maioria da população. Foucault, Foucault e Foucault! Mas, se te interessar, recomendo. Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Su, não sei se vc lembra de mim... mas sou amiga da Fer estudei com ela...no msn dela vi divulgando o seu blog e resolvi entrar, entrei e não consegui parar de ler!!!Menina você é maravilhosa no que faz, sempre a Fer comentou que você é muito inteligente e agora realmente percebi que além de inteligente é um exemplo de mulher guerreira! Parabéns....Que Deus te ilumine sempre.....

    ResponderExcluir
  7. Hoje o que falta pra muita gente é exatamente isso: viver.... muitos entram na correria do dia-a-dia e esquecem que amanhã poderão não estar mais conosco. Nesse sentido, é muito oportuna a letra da música "Epitafio" dos Titãs... tem tudo a ver com o que vc escreveu aqui.....

    ResponderExcluir
  8. Timtim!
    Estive a semana toda pensando em uma frase que ouvi: Que, no final das contas, não importa quantos anos vivemos, quantos planos realmente terminamos ou a quantos caminhos a vida nos levou, mas sim o quanto amamos e fomos amados. É isso o que conta no final.
    Estou devorando o teu blog! Um turbilhão de emoções.
    Te desejo muitas felicidades, que ames muito, e seja muito amada.

    ResponderExcluir
  9. oi Suellen
    menina, você não tem ideia de como este assunto me tira a vida.
    sim
    a vida.
    e eu não era assim, levava esse lance de morte na boa, mas depois que adoeci (toc) fica um pensamento horroroso sobre a morte.
    Por que morrer?
    E por que da vida?
    Lendo o que tão bem escreveu pude refletir que é uma realidade, independente de minha vontade ou não.
    Com doença ou não.
    Com dinheiro ou não,
    Com prazer de viver ou não.
    Vamos morrer e ponto final.
    Que minha vida, meu desejo de ir além possa me ajudar a ser imortal naqueles que ficarem.
    Eu brindo sua vida, tim tim
    abraço
    muito prazer em conhecê-la.

    ResponderExcluir