quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Saindo da toca...

Há tempos pensava em criar um blog. Mesmo depois de me formar em jornalismo e acreditar no poder dessa mídia, não o fiz. Mas cá estou eu, porque nunca é tarde. Como primeira postagem, gostaria de explicar o nome que eu dei ao blog; há, pelo menos, dois motivos. O primeiro é porque queria algo relacionado a 'Caranguejo', já que, ainda na época da graduação, produzi juntamente com 3 colegas um documentário sobre câncer, que levava esse nome. Explico: originária do latim, a palavra câncer significa caranguejo, pois as células doentes atacam e se infiltram nas células sadias como se fossem os tentáculos de um caranguejo. O segundo motivo veio após eu ler um texto de autoria de Roland Körber em parceria com Miguel Herrera, o qual conta, em metáfora, como o ser humano hesita, fica parado enquanto a vida passa, enfim, "carangueja". Eu, me sentindo um caranguejo, decidi agir, fazer a minha parte, mostrar um pouco de quem eu sou, e contar um pouco da minha história. Lutando contra o câncer desde os 12 anos, ou seja, há exatos 10 anos, achei que este blog pode ser uma forma de "celebrar" o aniversário da década que se passou. Abaixo, o texto citado; vale a pena ler!


Alguma vez você já parou para observar os caranguejos na praia? À primeira vista não é muito fácil, porque sua cor é quase igual à da areia, e assim é difícil enxergá-los – assim como você e eu no meio da multidão: pouca gente presta atenção em nós.
Para os caranguejos, isto é certamente uma proteção – quem não é visto não é atacado. Quando, porém, damos um passo em sua direção, eles começam a correr daquele jeito estranho, meio de lado, sem direção definida, mas em grande velocidade.
Assim como alguém disse certa vez: não sei para onde vou, mas faço isso à toda.
Eles só tomam iniciativa dentro da água e lá, mais protegidos, reagem quando encostamos neles. Aí, cuidado: mordem!
Dentro do ambiente próprio, cuidado conos... com eles – pois é, não são só os caranguejos.
Na praia, cavam suas tocas na areia e, quando conseguem alcançá-las, desaparecem rapidamente dentro delas diante daquela enorme ameaça que vem andando em sua direção. Às vezes apontam a cabeça para fora e então podemos observar ao longe dois olhinhos vigilantes, como um periscópio de submarino, para sumir rapidamente quando alguém se aproxima.
O mundo é assustador, e enquanto podemos observá-lo de longe, tudo bem, mas é bom não se expor em demasia.
O que o caranguejo faz dentro da sua toca? Nada, pelo jeito – trata de sobreviver, apenas. Coitado dele, não tem outra opção.
Diante de tudo que nos assusta na vida, podemos caranguejar, mordendo onde estamos em vantagem, fugindo do que nos assusta, observando o mundo sem nos envolver ou nos recolher à nossa toca – “não vejo, não ouço, não falo: deixem-me em paz”.
Que tal a vida de caranguejo? Sem graça, não?
Mas quem disse que nós vivemos assim? Afinal, temos os nossos objetivos na vida, sejam quais forem – trabalhamos e nos esforçamos para nos realizar.
No entanto, tenho a impressão de que esses nossos esforços não diferem muito de tocas de caranguejo – quando a maré sobe e revolve a areia, era uma vez uma toca. Daí o grito apavorado de quem não era caranguejo e sentiu isso:

“Todas as tuas ondas e vagalhões se abateram sobre mim.” ¹

A diferença é que para o caranguejo isto faz parte normal da vida, dia após dia, mas nós temos anseio por algo mais permanente. Ao mesmo tempo continuamos a buscar refúgio na nossa toca de areia e experimentamos que

“a mentalidade da carne é morte...” ²

E assim será, se pararmos por aqui. Mas este último texto continua, assim:

“...mas a mentalidade do Espírito é vida e paz. ... Vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. ... Se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito está vivo por causa da justiça.” ³

Saia da sua toca de caranguejo e não fuja só porque alguém se aproxima. Observe bem: pode ser Jesus, que vem para lhe dar uma vida com que caranguejo nenhum sonha e que muita gente também deixa escapar. Por que você seria um deles?

Referências da Bíblia: ¹ Salmo 42.7b; ² Romanos 8.6a; ³ Romanos 8.6b,9a,10

21 comentários:

  1. Muito legal Suellen! Parabéns pelo blog! E pelas palavras! =)

    ResponderExcluir
  2. Tamo aqui Sú. Parabéns pela iniciativa e sucesso para ti!

    ResponderExcluir
  3. É.. não dá pra caranguejar pra sempre, não é? Ou saímos da toca ou então... hora ou outra... talvez pra sempre.... acreditamos que não haverá vida além do buraco, quando na verdade é fora dele que a vida começa!
    Legal o blog, vou acompanhar sempre.
    Bjaum.
    A.W.AA

    ResponderExcluir
  4. Obrigada a todos vocês. E continuem acompanhando, e repassando... :)

    ResponderExcluir
  5. Sú!!! Parabéns por sua iniciativa. Sucesso e mta força amiga

    ResponderExcluir
  6. O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Salmos 34:7
    E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos. 1 João 5:15
    Oi Suellen, parabéns pela iniciativa, estamos com você nesta batalha, que será vencida!
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Suuu... amei amei amei o blog. E achei muito boa a sua iniciativa, de dividir oom a gte tudo isso. Espero que a gte possa te dar tanta força quanto a que vc nos dá! Admiro vc, menina. Demais. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Su...parabéns...de escrever vc entende e muito bem...
    Aki na "assessoria" reconhecemos a tua força e determinação...
    Sempre olhamos pra você e vimos não só uma excelente jornalista, mas uma guerreira, batalhadora, que nunca se entregou....hoje...procuro me espelhar nessa força que vc demonstra, pois, não eu, mas minha mãe entrou para as estatísticas do câncer provocado pelo fumo, um tumor no pulmão. Vamos iniciar a químio e a rádio...ela com 71 anos está bem e confiante e eu também...o teu relato de luta e perseverança ajuda com certeza outras pessoas que enfrentam o problema. Que Deus continue te abençoando e a todos os seus. Sucesso com o bolg...

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Suellen...nós te amamos do fundo do coração, você é sem dúvida alguma, um exemplo de mulher a ser seguido, bjo e fik com Deus.

    ResponderExcluir
  10. Vocês é que me fazem chorar! Amo todos!

    ResponderExcluir
  11. SU, JESUS DISSE QUE NOS SOMOS OBRAS MAGNIFICA DELE,E ELE NUNCA ABANDONA SUAS OBRAS, CONFIE, MUITO RAPIDO ESSA TEMPESTADE IRA PASSAR, POIS VOCE MERECE. SABE PORQUE? VOCE E OBRA DELE, NOS TE AMAMOS BJOS! MALU.

    ResponderExcluir
  12. Oi Suellen,sabe eu ouvi uma história, não sei bem de quem, mas acho que cabe a você.
    Certo dia em um bar no Rio de Janeiro um cliente disse ao dono do estabelecimento, porque você não manda esse garçon embora, ele é estranho e também não é agradável com os clientes. O dono do bar disse: Deixa ele quieto no seu canto.Porque, perguntou o cliente? Porque ele ficará para história e nós não. Ele se referia a Cartola.
    E você Suellen, certamente ficará. Grande beijo!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Suellen,

    Brilhante a escolha do caranguejo para uma leitura da vida: "tenho a impressão de que esses nossos esforços não diferem muito de tocas de caranguejo – quando a maré sobe e revolve a areia [...] A diferença é que para o caranguejo isto faz parte normal da vida, dia após dia, mas nós temos anseio por algo mais permanente". Uma prima querida descreve a propria vida após grande perda: "estou como caranguejo, um passo pra frente, dois para o lado..."
    Caranguejar, talvez seja não entender e mesmo assim lutar, sobreviver, e por fim superar, não é?
    Belissimos textos. Parabéns pelo Blog e Avante!!!
    Abraço,
    Beatriz Xavier Flandoli.

    ResponderExcluir
  14. Beatriz, já te admiro antes de te conhecer, através de teu filho. Fiquei muito honrada em ter sua visita. Volte sempre! Aliás, muito, muito obrigada a todos vocês, pelo reconhecimento e força.

    ResponderExcluir
  15. amei o Blog, vou sempre acompanhar, que lindo dom que Deus te deu os de escrever.....bjos linda.

    ResponderExcluir
  16. SUELLEN, MINHA ETERNA MENINA, QUE TINHA O CADERNO MAIS CAPRICHADO, QUE FAZIA A MELHOR AVALIAÇÃO, QUE APRESENTAVA OS MELHORES TRABALHOS, COM MUITA RESPOSABILIDADE, VC ESTAVA NA SÉTIMA SÉRIE, TINHA POR VC UM CARINHO INFINITOE HOJE, SOB FORTE EMOÇÃO VEJO QUE TODA ADMIRAÇÃO QUE TINHA AVOLUMOU-SE DENTRO DO MEU CORAÇÃO ...CADA UM DE NÓS TEMOS UMA MISSÃO PARA CUMPRIR, EMBORA MUITAS VEZES NÃO ENTENDEMOS, MAS SEI QUE A SUA É "GRANDIOSA" ... MILHÕES DE BJUS.
    HELEN RUBIA

    ResponderExcluir
  17. oii suelem..sei um pouco da sua história pla sua tia noely furtado..e t condidero uma guerreira,t adimiro mto..bjooo
    juliane ap° gutierres

    ResponderExcluir
  18. ..Suuuu, não sei se lembra de mim, estudei com sua irmã, aquela magrela linda heheh, e vc festava com gte tbem na época da facu, qtas saudades desse tempo, nossa como vc escreve bem, mto talentosa e além de se uma vencedora e continue assim ..saudadess, bjus

    ResponderExcluir
  19. oii.. Suelem força,pois eu sei q vc esta passandu por uma fase dificil,+ vc vai superar c/ sempre superou..e nunka c eskeça "Deus só mexe c/ kem ele ama"...fika c/ Deus..

    ResponderExcluir
  20. Suelem... vc é uma pessoa muito especial,sua fé e determinação faz de vc uma vencedora!
    Acredite vc me fez enxergar o quanto ando caranguejando nesta minha vida! Um grande beijo!

    ResponderExcluir