quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Há sempre duas opções?

Algumas pessoas já me perguntaram "O que fez você nunca desistir?". E eu sempre respondo "Essa não é uma opção". Pode parecer simples, falando assim. Claro que não é. Mas vou tentar responder essa difícil questão.

Sim, por variadas vezes, já tive pensamentos insanos de fraquejar, mas não demora muito tempo até eu recuperar minha consciência. Porque, imagine se fosse você (que já me perguntou isso), você desistiria mesmo? Pode até pensar "Eu não vou fazer tal cirurgia" ou "Eu vou abandonar esse tratamento", mas logo em seguida imagina "E depois?". Depois com certeza vai ser pior, e depois com certeza você vai sofrer ainda mais. Depois pode ser que nem haja mais solução.

Mesmo que o que eu estou fazendo não esteja sendo a solução, pelo menos é a busca dela. E é assim em tudo na vida. Ninguém sabe o que pode ou não dar certo. Mas ser covarde é mais inadmissível do que sucumbir. Caia, mas caia com elegância, com dignidade e com honra.

Reclamar também não é uma opção. Afinal, problemas todo mundo tem. E uma hora as pessoas se cansam de ouvir lamentações. Pessoas nem sempre estão preparadas para ajudar ou para encarar realidades que não são suas. Elas fogem do que é triste e você continua lá, sozinha, e com o mesmo problema. Esse ponto de vista faz entender de onde vem a força. Ela vem de dentro, vem de você mesmo, porque não há outra alternativa.

A vida nem sempre é feita de escolhas, porque às vezes há só uma opção. Até pra morrer é preciso ser forte.

9 comentários:

  1. Ótima reflexão, Suellen.

    Desistir (de qualquer coisa) não seria - e acho que nunca foi - uma "opção", quase nunca para ninguém há duas opções. O que há são escolhas possíveis e para cada escolha possível apresentam-se sempre muitas opções, no seu caso, as opções verdadeiras são talvez mais restritas: continuar, desistir, voltar a continuar, adotar tratamentos, aceitar diagnósticos ou descartá-los, seguir reclamando, deixar de reclamar, entender, deixar de entender... vivenciar as opções possíveis permite o fortalecimento da única escolha possível na sua fala: viver com dignidade, coragem, sem reclamações demasiadas, conhecendo que sua força interior é a única capaz de te fazer continuar (sem opções), assim, a luta que se assume involuntariamente, que te move,mas que você nunca desejou, torna-se a única forma possível de pensar corajosamente que "para morrer é preciso ser forte", eu diria que, principalmente para morrer é preciso ser forte e que se isso fosse verdadeiramente uma "opção" - mas com certeza não é opção que se deseje - seria a melhor opção.

    Enfim, desejo que sua firmeza continue sempre, independente do êxito na busca de uma solução, ou seja, que a experiência seja bem sucedida e que a sua coragem permaneça além dela, para os outros futuros embates da vida.

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Que lição.
    Tenho na minha sala de faculdade uma colega que é cadeirante. Ela não corre risco de morte, mas olho para ela e imagino da onde ela consegue ser forte. Eu fico me imaginando nessa situação e não sei se conseguiria ser "normal" como ela é.
    Acho admirável essa força. Esse desejo. E tenho certeza que sempre o melhor irá acontecer.
    Parabéns... Você me fez refletir muito com a sua exposição. Que Deus à abençoe por isso.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Suellen!

    Como sempre, adoro a lucidez de suas postagens.
    As pessoas nunca sabem se poderão ser fortes até que sua única alternativa é ser forte.

    Uma colega de escola que fez o mesmo tratamento que faço e não teve que perder o seio, disse a mim: "Se eu tivesse que perder o seio como perdestes eu morreria, não suportaria." Na hora fiquei calada, mas depois fiquei pensando assim: Se essa fosse a única opção para ela, certamente ela teria que suportar, veria que suportaria.

    Penso que quanto mais lucidez temos mais força teremos para suportar e carregar nossas pedras.

    E pedras nesta vida todos carregamos, alguns maiores, outros menores, mas todas na medida certa para que se possa suportar e superar.

    Obrigada por mais esse texto reflexivo.

    Beijos!

    Izabel

    ResponderExcluir
  4. Suellen,
    você me fez lembrar de uma outra pessoa, também muito querida e próxima de mim, que teve um problema semelhante ao seu (e se curou). Ela costumava dizer algo parecido, quando as pessoas admiravam sua postura corajosa frente à doença e ao tratamento. Dizia: - E eu tenho outra opção? O que seria normal? Sentar e ficar chorando? Se tenho armas, não é lógico que procure usá-las? Tenho muitos motivos pra viver!!! E viver dá trabalho, é difícil, mas compensa!
    Continue com essa atitude positiva Suellen! Isso faz toda a diferença!
    Um grande beijo,
    Sonia.

    ResponderExcluir
  5. Olá Suellen,
    admiro a sua serenidade. Eu também enfrentei essa doença e na época que fiz a cirurgia acho que não me mantive tão serena, deixei as coisas acontecerem simplesmente. Mas lembro que seis meses após a cirurgia, surgiu a possibilidade de uma nova cirurgia, devido a uma suspeita de recidiva, mas que dessa vez o risco da cirurgia seria maior.
    Optei por não operar. Hoje sei que foi a opção certa, mas na época não havia como saber. Sei que essa decisão poderia ter custado a minha vida. Portanto, nessas horas não sabemos o que fazer, mas Deus toma a decisão por nós, o que temos que fazer é acreditar que sempre estaremos bem se estivermos em Suas Mãos!!
    Um abraço e continue sempre serena e positiva!
    Deus a abençoe!
    Irma

    ResponderExcluir
  6. Como sempre mandando mtoooo beem hein amigaaa?!
    que saudade de vc!!!
    beijoos, franzinhaa!

    ResponderExcluir
  7. Parabés pela força e inspiração.Sou locutor há 2 anos e vou refletir com suas belíssimas palavras.Estou passando a maior barra e posso até não poder mais exercer a profissão por causa de problemas psicológicos,mas, Deus é mais...Luz e amor na sua vida!

    ResponderExcluir
  8. Uma correção,sou radialista há 12 anos,tenho 28.

    ResponderExcluir
  9. Parabés pela força e inspiração.Sou locutor há 2 anos e vou refletir com suas belíssimas palavras.Estou passando a maior barra e posso até não poder mais exercer a profissão por causa de problemas psicológicos,mas, Deus é mais...Luz e amor na sua vida!

    ResponderExcluir