domingo, 4 de dezembro de 2011

Grande 2011

Este ano, apesar de atribulado, foi, ao mesmo tempo, muito valioso no sentido de me dar o que 2010 não conseguiu. Como ano ímpar que é, foi revigorante, porque me trouxe nova rotina, novas amizades, novas perspectivas. Trouxe-me muito trabalho, mas acima de tudo, vivacidade.

E todo esse trabalho que deu e vem dando sequência a uma etapa importante da minha vida não seria possível sem a ajuda e o amor de muita gente por aí. São desses que quero falar.
Dona Maria José: tia-avó mais que especial.
A começar pela tia-avó que é muito mais que um membro da família. É tia, é avó, é mãe, é amiga, é anjo da guarda. Por quê? Porque foi nela que eu descobri a segurança que eu precisava pra realizar todos os projetos deste ano. Se eu consegui me manter em Maringá após cada uma das duas cirurgias realizadas no primeiro semestre, foi com o apoio dela. E esse apoio inclui a comida deliciosa, a sopinha quente nos dias de inverno, a cama cheirosa, as conversas, a torcida e sobretudo o amor. Foi assim que eu ganhei uma nova melhor amiga, a dona Maria José.

Obviamente, junto com ela muitas pessoas conquistaram um lugar especial não só no meu cotidiano, mas no meu coração. O tio Egídio, com seu humor apurado e sua prontidão em fazer tudo o que fosse necessário, as incontáveis caronas - que iam da porta de casa à porta da sala de aula, com direito a carregar a bolsa, já que minhas duas mãos estavam ocupadas por duas muletas. Aliás, carona foi um item de primeira necessidade na minha lista, e aí também está incluso o Bruno, outra pessoa que eu pude conhecer mais de perto, e só tenho a agradecer por ser quem é. Não pára por aí...

À Carminha e ao Jo, casal de primos que talvez eu não fosse ter o contato que tive devido às circuntâncias, e que foram motivo de muitos risos e até papos sérios. Claro, não esquecendo de mais e mais caronas. Com o mesmo nível de otimismo, o outro casal de primos Bell e Du, sempre presentes e que, além de algumas outras caronas, são responsáveis por duas criaturas que fizeram de muitas das minhas tardes um jardim de infância: Lorena e Victor. Jogar xadrez e dama, desenhar, pular (digo, bater) corda, ajudar nas tarefas de português e ouvir histórias foram alguns dos meus mais novos programas de 2011, intercalados com a leitura dos meus textos.

Deixando o quadro familiar e partindo pro acadêmico, tive a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e que deixaram muito mais amenos os períodos de (tentativa de) compreensão das teorias. Professora Ismara, que aceitou o desafio de ser minha orientadora, sendo (por que não?) mais um apoio materno. Professora Sonia, em quem eu vi uma grande profissional, com uma competência inacreditável de exemplificar cada uma das Teorias Linguísticas. Professora Roselene, que me apresentou Pêcheux e fez desses estudos introdutórios grandes tardes regadas com café e prosa. Professora Maria Célia, que além de clarear ainda mais o obscuro mundo de Pechêux, me fez enxergar com olhos mais apurados as questões da política e da mídia. Professor Pedro, com seu tremendo e também admirável profissionalismo, mostrou que estudar Foucault não é mamão com açúcar. E professor Juliano, que, não menos importante, me fez perceber que a Análise do Discurso foi a escolha acertada.

Pra aprender, confundir-se, pirar e sofrer comigo, encontrei vários coleguinhas, tão aspirantes quanto eu - a maioria menos, bem menos. A turma da AD: Mari, Dani, Alessandro, André, Raquel, Ludmila; a turma do GEDUEM: Marga, Aline, Jefferson, Michelle, Érica; o pessoal das outras linhas: Tiago, Adriano, Maria Amélia, Marli, Adélia, Silvia e muitos, muitos outros (não dá pra citar todos aqui). A todos esses e também aos que não foram citados (sintam-se como tal), meus sinceros agradecimentos por toda força e todo aprendizado que vocês transmitiram pra mim. E assim vai continuar, afinal, ano que vem a saga tende a "piorar" um pouco. Grande abraço a todos!

10 comentários:

  1. Suelen:
    Conhecer você, sua garra e talento, foi algo que ficará registrado sobre o ano de 2011.
    Você é uma flor muito linda do jardim de Deus.
    Cariho bem grandão.
    Lobomel

    ResponderExcluir
  2. Su:
    Conhecer você foi um dos acontecimentos especiais de 2011.
    Beijo
    Carinho bem grandão.
    MARIA AMELIA

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pelas palavras, saiba que a recíproca é verdadeira... E realmente sua tia, seu tio e seus primos sao muito especiais...

    ResponderExcluir
  4. Suellen Vieira: amiga, talentosa, forte, muito divertida, bela, etc. Né fia? Ocê é um exempru pra todus nóis fia. Bjos...

    ResponderExcluir
  5. Conhecer você Su neste ano de 2011 foi uma das melhores coisas que aconteceu, você é um exemplo de vida para todos que tem o privilégio de ter a sua companhia, nos papos sérios nas brincadeiras na mesa de truco kkk...
    Qua o ano que 2012 seja de mais diversão e papos sérios que o de 2011.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Suellen, saiba que, ao fazer o balanço do ano, concluí que conhecê-la foi um dos acontecimentos mais relevantes para mim. Que Deus lhe restabeleça a saúde, e lhe conserve a fé, a força, a alegria e os amigos.
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  7. Suellen, querida!
    Você é, para todos nós, exemplo de persistência e de luta. Obrigada por fazer parte de nossas vidas!
    Obrigada por seu carinho!
    Beijo grande!
    Ismara

    ResponderExcluir
  8. Esqueci de comentar sobre a comida da sua tia... realmente é uma delícia... estou com vontade já! aheuaehuae

    ResponderExcluir
  9. Su, eu sempre digo que nesse ano de 2010 Deus colocou muitas pessoas em minha vida que me marcarão para sempre. E você é o exemplo de garra e perseverança, que me mostra sempre que "amanhã será um lindo dia". Beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
  10. 2010 não, 2011; É que são 4h22 da manhã, né gente!! ehehehe

    ResponderExcluir